O tema da 36° edição da CASACOR_SP 2023, Corpo & Morada, propõe uma nova leitura com diferentes abordagens sobre temas presentes na atualidade, como a inclusão, a diversidade e a sustentabilidade. Muito se fala sobre a pele que habitamos nessa edição, como a moradia reflete o habitante, e como a moradia vem sendo ressignificada nesses últimos anos.
A Casa Almar é uma proposta modular de uma das vertentes do STUDIO RAFA ZAMPINI | ARQUITETURA projetada a convite da CASACOR_SP 2023. Sugerida como um bangalô de praia que poderia estar inserido de forma simples e prática em qualquer lugar.
Um espaço de 36m2, com mix de usos, composto por uma suíte, estar e copa de apoio integrados, além de contar com uma varanda com banheira. Uma arquitetura simples que desperta uma sensação de luxo. Sua estrutura de alumínio revestida com madeira de reuso coexiste com o local inserido, explora o conceito de MODULARZ, que possibilita uma construção mais ágil e sem grandes dificuldades para ser transportada.
No interiores do projeto temos como destaque o conceito sustentável, minimalista e wabi-sabi, valorização das marcas do tempo e das imperfeições, através de texturas naturais e de tons terrosos, priorizando uma experiência sensorial. A ideia na aplicação do conceito wabi-sabi é remeter à vivência e à sensação de estar em sua própria casa, e, se sentir em casa, é ver beleza nos lugares onde não existe a perfeição. A junção destes conceitos gerou a escolha de materiais com características rústicas, transitórias e sustentáveis como fios de folha de bananeira, deque de cumaru, piso de caco não retificado e aparas de madeiras de descarte na estrutura externa.
A decoração da Casa Almar é composta por um conjunto de móveis de design atemporais, como a poltrona jangada de Jean Gillan, que despertassem uma sensação de aconchego aos visitantes. Assim como os materiais escolhidos para compor o espaço interno e externo do bangalô, as peças apresentam diferentes texturas e acabamentos naturais que trazem a sensação de estar em casa.
“A Casa Almar destaca as vantagens da construção modular a partir de propostas de personalização com um ambiente intimista e minimalista” – Redação, 28/06/2023. Editora Abril.